sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O exótico aos olhos de quem vê

Por Wilton Silva

Pratos com insetos. Carne de jacaré e até cachorro. Omelete de larva de bicho-de-seda. Pernas de tarântula. Pizza com testículos de bezerro. Ual! Quanta coisa estranha. A gastronomia brasileira também possui pratos exóticos, afinal não é em todo o mundo que se come bucho de bode.

Omelete de larvas de bicho-de-seda. Foto: Ilustração
Nos últimos anos, o paladar brasileiro começou a apreciar especiarias estrangeiras, principalmente a gastronomia asiática. O chef Eduardo Henrique Hatada morou no Japão, o que lhe permitiu conhecer de perto os gostos asiáticos. Ele trabalha em Londrina, em um restaurante especializado em comida tailandesa, e conta que a procura por essa culinária aumentou. “Nos últimos anos o brasileiro tem viajado mais e a Ásia tem se tornado um continente bastante procurado. Então, antes de viajarem, as pessoas procuram conhecer a gastronomia do continente; outros voltam de lá encantados com os pratos exóticos e com a comida diferente, e querem comer o mesmo por aqui.”

Chef Eduardo Henrique Hatada
(Foto: Arquivo Pessoal)

As comidas exóticas, mesmo utilizando-se de ingredientes diferentes, são um nicho de mercado crescente. Em Londrina, já existem dois locais que servem esse tipo de alimentos.
O chef Eduardo explica o porquê desse sucesso. “O grande diferencial é o gosto, porque ela [comida] vai do ácido, ao salgado e ao doce. Existe uma questão estética também, já que as cores nos pratos exóticos são mais vivas e nós não estamos acostumados com essa variedade.”

Outro motivo da aceitação dos pratos no Brasil é o caráter nutritivo que muitos apresentam. A substituição de ingredientes como glúten e o leite, por exemplo, faz com que muitos nutricionistas indiquem o consumo. “Especialmente a culinária tailandesa e indiana são indicadas para quem tem alergias a glúten e lactose. Vários pratos levam o leite de coco no lugar do leite tradicional”, esclarece o chef.

Salada de Mamão Verde
(Foto: Wilton Silva)
Um prato saudável da gastronomia tailandesa é a salada de mamão verde.  O chef Vinicius Miano preparou essa receita exclusivamente para o nosso blog. Confira!


Anote no seu caderno de receitas!

Ingredientes

2 xícaras de mamão verde ralado
1/2 xícara de cenoura ralada
1/2xícara de chá de tomate picado
1 pitada de folha de Limacafer
1 colher de sopa de suco de limão
1 pitada pitada
 ¼ de colher de chá de alho
 ¼ de colher de chá de pimenta dedo de moça
2 colheres de sopa de açucar
1 colher de sopa de água de tamarindo 
1 colher de sopa de molho de peixe  
2 colheres de sopa de amendoim picado.

Modo de Preparo

Misture os ingredientes e sirva como preferir!

Bom Apetite! ou ทานให้อร่อยนะ! (Bom apetite em tailandês)



Ouça a opinião do representante comercial, Rafael Palma,que experimentou pela primeira vez a "salada de mamão verde" da Tailândia.

Um comentário: